1. Início
  2. Manuais
  3. Fiscal
  4. Configurar emissão do SAT/MFE no ZetaWeb
  1. Início
  2. Manuais
  3. Tutoriais
  4. Configurar emissão do SAT/MFE no ZetaWeb

Configurar emissão do SAT/MFE no ZetaWeb

Listamos neste tópico os requisitos e configurações necessárias para emissão de vendas utilizando o sistema SAT/MFE no ZetaWeb.

Requisitos

Para emissão de CF-e (Cupom Fiscal Eletrônico) utilizando a validação pelos aparelhos SAT ou MFE o primeiro passo é adquirir um aparelho compatível com o sistema e solicitar junto à contabilidade da empresa a habilitação deste emissor na SEFAZ.

Após realizar a aquisição do aparelho é possível gerar a chave de assinatura. Para empresas do estado de São Paulo, pode ser feito diretamente por dentro do ZetaWeb, no menu Fiscal > Configurações > Documentos e caixas.
Já para as empresas do Ceará, é necessário gerar a assinatura dentro do ZetaWeb, no menu Fiscal > Configurações > Documentos e caixas e entrar em contato com nosso setor de suporte e enviando a assinatura gerada.

Realize a instalação do aparelho SAT/MFE e faça a ativação, onde será necessário cadastrar o código de ativação recebido.

Para mais detalhes em relação a ativação do equipamento, consulte a empresa fabricante ou o revendedor autorizado.

Gerar a assinatura SAT/MF-e

Dentro do ZetaWeb, acesse o menu Fiscal > Configurações > Documentos e caixas.

Caso você seja de São Paulo, selecione SAT, informe os campos da numeração, clique em “Gerar Assinatura” para o ZetaWeb gerar a assinatura correspondente.

Após gerar a assinatura e preencher os demais campos, clique no ícone para concluir a configuração.

Caso você seja do Ceará, selecione MFE, informe os campos da numeração, clique em gerar assinatura para o ZetaWeb gerar a assinatura correspondente.

Copie o conteúdo do campo Assinatura e entre em contato com o nosso setor de suporte.

Após gerar a assinatura e preencher os demais campos, clique no ícone para concluir a configuração.

Download e Configuração do TerminalZeta

Para emitir o CF-e via SAT é necessário configurar no Terminal Zeta.

Realize o download, instalação do Terminal Zeta no menu Configurações > Dados da empresa no ícone de configurações ().

Após a instalação realize o login no Terminal Zeta.

Dentro do Terminal Zeta, no menu à esquerda, clique em “Caixas”.

Neste menu é possível incluir os caixas que irão utilizar o MF-e desta instalação do Terminal Zeta. Clique no para incluir novos caixas.

Com a configuração dos caixas que irão utilizar, é possível partir para a configuração do SAT ou MFe.

CF-e via SAT – São Paulo

Dentro do TerminalZeta, acesse o menu CFe-SAT > Ajustes ().

Neste formulário, selecione o equipamento que você possui e clique no ícone à direita para ativar o equipamento. Os campos abaixo, número de série e código de ativação serão preenchidos automaticamente de acordo com a configuração realizada e o equipamento SAT configurados.

Nesta tela ainda é possível testar o equipamento SAT clicando em “Consultar Equipamento”, ou testar o status do mesmo clicando em “Consultar Status Operacional”.

Caso o retorno das consultas do equipamento e status operacional sejam positivas, a configuração está correta e o dispositivo está pronto para emissão de documentos.

No menu CFe-SAT > Histórico dos Logs, é possível acompanhar e exportar os logs de toda a comunicação que o Terminal Zeta teve com o equipamento SAT.

Dentro do menu Histórico dos Logs, as opções disponíveis são:

  1. Limpar logs: limpa as informações de logs da lista.
  2. Extrair logs: extrai os logs do dispositivo e exibe na lista.
  3. Salvar logs em arquivo: salva os logs da tela em um arquivo de texto.

CF-e via MFe – Ceará

Dentro do TerminalZeta, acesse o menu MFe > Ajustes ().

Neste formulário, o número de série e código de ativação serão preenchidos automaticamente de acordo com a configuração realizada e o equipamento configurados.

Nesta tela ainda é possível testar o equipamento clicando em “Consultar Equipamento”, ou testar o status do mesmo clicando em “Consultar Status Operacional”.

Caso o retorno das consultas do equipamento e status operacional sejam positivas, a configuração está correta e o dispositivo está pronto para emissão de documentos.

No menu MFe > Histórico dos Logs, é possível acompanhar e exportar os logs de toda a comunicação que o Terminal Zeta teve com o equipamento.

Dentro do menu Histórico dos Logs, as opções disponíveis são:

  1. Limpar logs: limpa as informações de logs da lista.
  2. Extrair logs: extrai os logs do dispositivo e exibe na lista.
  3. Salvar logs em arquivo: salva os logs da tela em um arquivo de texto.

Esse artigo foi útil?